terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A Chave da Porta da Frente...

.





.
.
.
.
.
.
.
.
.
.




Jamais imaginei que a Rua São Miguel abriga um asilo de velhos numa de suas curvas logo abaixo da comunidade do Casa Branca antes da próxima de onde se vislumbra a favela do Borel por inteiro antes de se chegar na Usina a caminho da sinuosa subida do Alto da Boa Vista...

Descobri num domingo de uma tarde com sol batendo mais um de seus recordes de temperatura desértica compatíveis a todos desacordos de Kyoto...

O tal asilo da Rua São Miguel é um simpática casa de muros altos aonde, por de trás, se abrigam memórias aprisionadas em recordações enrugadas e mãos murchas como sacolas plásticas furadas na base sem mais serventia...

No banco da frente de meu táxi, um senhor da minha idade...

Atrás, sua irmã e a mãe idosa e tagarela...

Apanharam meu táxi na Rua Visconde de Albuquerque...

Fui parado por um daqueles serviçais de guarita do Jardim Pernambuco...

Deduzi que o destino seria algum elegante restaurante próximo do obelisco..

Errei...

- O senhor conhece a Rua São Miguel na Tijuca?

Conheço bem....

Mas somente afirmo que 'sim'...

Viajo em lembranças enquanto dirijo....

Na realidade trabalhei no Colégio Marista São José ali próximo na Rua Conde de Bonfim onde ao lado existia a Fábrica de Cigarros Souza Cruz...

Como era um goleador competente e sortudo do time da Escola acabei sendo convocado para jogar no time do Borel num terreno - onde atualmente existe um CIEP - que se chamava 'Beira Rio' as margens do Rio Maracanã...

Carlos Alberto Pintinho e Geraldo do Flamengo também jogavam por lá enquanto baforavam antes de entrar em campo...

Aquilo era uma festa...

Devaneio que algum parente duro convidou-os para encontro social programa de índio insuportável...

Nada...

Sou despertado pela mãe de ambos que remexe a bolsa...

- Acho que perdi minhas chaves... Como vou entrar em casa?

Chegamos...

Enquanto a filha aperta a campainha do asilo da Rua São Miguel e entra com
a mãe...

O filho pede para que eu aguarde me confidenciando que ali é um asilo onde sua mãe será internada ...

- Vou retornar com o senhor... Sabe como é... A corrida será ótima... Preciso apanhar as coisas dela novamente no Leblon e voltar... A vida é assim mesmo... Ela está com muitos problemas... Alzeihmer... Aqui é o melhor prá ela... Nós a amamos muito, muito... Seriam necessários quatro enfermeiras se ela continuasse em casa... Custa caro... Se eu fizesse as malas na frente dela ia ser complicado... É rápido... A família está administrando o problema... Estamos sofrendo muito...

Salto do carro...

- Só fiquei aborrecido por vocês terem lhe tomado as chaves da porta de casa...

- Que bobagem!

- Sua mãe tem direito de conservar o sonho de algum dia retornar....

- Impossível...

- É triste saber que não temos mais uma casa para voltar...

- É fácil julgar quando se está de fora...

Pode ser...

Pode ser...
.
Preferi não fazer o restante da corrida...




Jorge Schweitzer









Nenhum comentário:

Postar um comentário